O Poder Legislativo Municipal de Fagundes Varela
O Município de Fagundes Varela foi instalado através da Sessão Solene de Instalação, realizada em 1º de janeiro de 1989, no Salão Paroquial, localizado no centro da cidade.
Foram eleitos para a primeira administração do município, como Prefeito Municipal, o Sr. Alberto Bassani (PMDB) e, como Vice-Prefeito, o Sr. Giácomo Biagio Moreschi (PDS).
A primeira Legislatura (1989/1992) foi composta pelos seguintes vereadores: Agolino Mauricio Vivan (PMDB), Egidio Binda (PDT), Celso Sottili (PDT), Oscar Dalla Libera (PMDB), Guerino Pelegrini (PDS), Mersilo Grando (PDT), Venites Souza Ribeiro (PMDB), Idarci Migon (PMDB), Neri Mattiuz (PDS).
A primeira Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 1989/1990 ficou assim composta: Presidente Vereador Neri Mattiuz (PDS), Vice-Presidente Vereador Egidio Binda (PDT), Secretário Vereador Venites Souza Ribeiro (PMDB).
O Legislativo iniciou suas atividades sem ter uma sede própria. Assim, provisoriamente, as reuniões eram realizadas junto ao Colégio Estadual Ângelo Mônaco e a Secretaria da Câmara ficava situada no prédio que, atualmente, encontra-se anexo à sede atual do legislativo.
A instalação da Comissão Especial para elaboração da Lei Orgânica Municipal ocorreu em 06 de outubro de 1989 e no dia 10 de janeiro de 1990, aconteceu a primeira reunião ordinária para discussão e aprovação dos projetos de Lei Orgânica, a qual foi promulgada em 31 de março do mesmo ano.
Com a promulgação da Lei Orgânica Municipal foi fixado o mandato da Mesa Diretora do Legislativo Municipal de um ano, sendo que a Mesa Diretora passou a conter: Presidente, Vice-Presidente, Primeiro e Segundo Secretários.
A primeira Mesa Diretora após a entrada em vigor da Lei Orgânica Municipal foi a da Sessão Legislativa de 1991: Presidente Vereador Oscar Dalla Libera (PMDB), Vice-Presidente Vereador Celso Sottili (PDT), Primeiro Secretário Vereador Neri Mattiuz (PDS) e Segundo Secretário Vereador Guerino Pelegrini (PDS).
Pela primeira vez na história, Fagundes Varela tem oficialmente, em 2022, uma mulher ocupando o cargo de Presidente do Poder Legislativo. Odete Maria Picolotto Bassani.