O Poder Legislativo Municipal de Fagundes Varela

por Interlegis — última modificação 08/02/2022 17h11

O Município de Fagundes Varela foi instalado através da Sessão Solene de Instalação, realizada em 1º de janeiro de 1989, no Salão Paroquial, localizado no centro da cidade.

Foram eleitos para a primeira administração do município, como Prefeito Municipalo Sr. Alberto Bassani (PMDB) e, como Vice-Prefeito, o Sr. Giácomo Biagio Moreschi (PDS).

A primeira Legislatura (1989/1992) foi composta pelos seguintes vereadoresAgolino Mauricio Vivan (PMDB), Egidio Binda (PDT), Celso Sottili (PDT), Oscar Dalla Libera (PMDB), Guerino Pelegrini (PDS), Mersilo Grando (PDT), Venites Souza Ribeiro (PMDB), Idarci Migon (PMDB), Neri Mattiuz (PDS).

A primeira Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 1989/1990 ficou assim composta: Presidente Vereador Neri Mattiuz (PDS), Vice-Presidente Vereador Egidio Binda (PDT), Secretário Vereador Venites Souza Ribeiro (PMDB).

O Legislativo iniciou suas atividades sem ter uma sede própria. Assim, provisoriamente, as reuniões eram realizadas junto ao Colégio Estadual Ângelo Mônaco e a Secretaria da Câmara ficava situada no prédio que, atualmente, encontra-se anexo à sede atual do legislativo.

A instalação da Comissão Especial para elaboração da Lei Orgânica Municipal ocorreu em 06 de outubro de 1989 e no dia 10 de janeiro de 1990, aconteceu a primeira reunião ordinária para discussão e aprovação dos projetos de Lei Orgânica, a qual foi promulgada em 31 de março do mesmo ano.

Com a promulgação da Lei Orgânica Municipal foi fixado o mandato da Mesa Diretora do Legislativo Municipal de um ano, sendo que a Mesa Diretora passou a conter: Presidente, Vice-Presidente, Primeiro e Segundo Secretários.

A primeira Mesa Diretora após a entrada em vigor da Lei Orgânica Municipal foi a da Sessão Legislativa de 1991: Presidente Vereador Oscar Dalla Libera (PMDB), Vice-Presidente Vereador Celso Sottili (PDT), Primeiro Secretário Vereador Neri Mattiuz (PDS) e Segundo Secretário Vereador Guerino Pelegrini (PDS).

Pela primeira vez na história, Fagundes Varela tem oficialmente, em 2022, uma mulher ocupando o cargo de Presidente do Poder Legislativo. Odete Maria Picolotto Bassani.